Lembrança de uma tardinha

Porque os meus vinte anos parecem-me agora longícuos e a singularidade dos dias atuais remetem ao cheiro fatídico dos amores fadados à uma velhice tranquila.

O envelhecer dos meus olhos ainda em branco ritmo faz todas as janelas permanecerem abertas e calmamente descansadas como na  casa da fazenda às três da tarde. Um cheiro inesquecível daqueles móveis antigos, o assoalho de lajota, cerâmica rústica, a alvenaria tão típica daquele sertão, tão típica daquela família de sertão.  Tarde dessas, estive na casa antiga de alvenaria típica de família antiga, de almoços infidáveis que atravessavam a tarde, adentravam a noite e os vaga-lumes surgiam pelo pasto, as incontroláveis orquestras de bichos, inconfudíveis cantorias de grilos, rãs, gias, sapos da água, do brejo cruz credo, tinha gente com medo de morcego outros de lagartixa, alguns loucos correndo das mariposas.

Ai que saudade da casa antiga, do cheiro da telha velha, do alpendre, da vó dormindo na rede logo após o almoço – “faz silêncio que a vó tá dormindo”, “olha que a vó tá rezando.”

Assim eram as tardes onde a casa, a vó e toda gente  sucumbiam com o calor do sertão do cerrado.

Meus vinte anos… ainda escuto os risos e prantos da infância, ainda sinto o cheiro da minha vó, da minha mãe que também virou grande um dia, que também congelou os anos bons passados no campo, no silêncio do interior do Brasil.

E cá estou eu, perdida me achando, no Planalto Central. Luz de coisa nova, luz de coisa com cheiro de vento de outono, chuva acabando no cerrado. Logo mais inverno, logo mais seca, muda a cor, muda a luz do sol, muda o lugar onde nasce o sol.

O além deve ter muitas tardinhas congeladas, memórias escondidas lá no suspiro da vó que dorme tranquila na minha memória, memória de cerrado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s